Entenda a Campanha

Com o objetivo de informar a população sobre a eficácia do cloro, também conhecido como água sanitária, no combate à larva do mosquito Aedes aegypti, a Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados) lançou a Campanha Cloro na Zika, que mostra o cientificamente comprovado poder do cloro no combate a possíveis criadouros do Aedes aegypti.  Estudos realizados pela USP (Cena e Esalq), a pedido da própria Associação, mostraram que o hipoclorito de sódio é quase 100% eficaz na eliminação de larvas do Aedes aegypti – o produto impede o desenvolvimento das larvas, que acabam morrendo.

 

A água sanitária deve ser utilizada na limpeza de casas, como em lixeiras, vasos sanitários, quintais e caixas d’água, além de ralos e canalizações, para acabar as larvas. Neste blog você encontra algumas dicas simples de como usar o produto no dia a dia para evitar a reprodução do mosquito.

 

Diante do aumento disparado no País de casos de dengue, chikungunya e zika e frente ao fato de que não existe, por ora, vacina ou tratamento contra o vírus que causa as respectivas doenças, a prevenção é a melhor maneira de combater o Aedes aegypti e evitar epidemias. A Campanha Cloro na Zika, criada pela Abiclor, tem abrangência nacional e o propósito de orientar a população a usar corretamente a água sanitária no combate às larvas do mosquito.

 

A Campanha Cloro na Zika está sendo veiculada nas redes sociais – blog, Facebook, Twitter, Instragram e Youtube – e prevê divulgação de material como folhetos com dicas e cuidados para evitar a proliferação do Aedes. Os folhetos serão distribuídos em pontos de grande circulação de pessoas, como postos do Poupatempo, postos de pedágio em rodovias.

 

É importante lembrar ainda que Cloro na Zika está em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2016Casa comum, nossa responsabilidade” que pretende chamar atenção para a questão do saneamento básico e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida.  Devido ao seu poder bactericida, o cloro é usado no tratamento de água e no saneamento básico desde 1908.